Ontem num bate papo sobre Internet com alguns amigos tocamos em alguns assuntos sobre usabilidade, otimização, SEO, SEM, estratégias na internet e então falamos o sobre o crescimento da Internet brasileira e o tempo de uso do internauta brasileiro. Pensei então em números e decidi fazer a minha busca, vamos aos resultados de 2009, já que 2010 ainda é cedo.
Em Janeiro de 2009 o tempo de uso, segundo Ibope/NetRatings estava em 24h49min de navegação semanais, o número de usuários domésticos estava em 24,4 milhões, este número ainda é 16% maior que em Janeiro de 2008.
Este resultado já era suficiente para manter o Brasil na liderança entre os países que mais navegam online. O Reino Unido aparecia em segundo, com 24h37min, seguido pela França, com 24h35min.
Já em Junho do mesmo ano, o aumento passou de 24h49min semanais para incríveis 44h59min semanais. Um aumento incrível em apenas 5 meses. A quantidade de usuários que navegam em casa ou no trabalho somou 44,5 milhões, infelizmente não achei o dado individual. Mas sabemos que muitas pessoas ficam a maior parte do tempo na Internet quando estão no trabalho, e aproveitam este momento para tratar de assuntos pessoais, já que ao chegar em casa o usuário precisa dividir a sua atenção com outros atividades. Eu mesmo escrevo este artigo do trabalho e talvez você esteja o lendo também do trabalho.
Com estes novos números, o Brasil continuou e ainda continua na liderança no quesito tempo de acesso a Internet.
Em Julho de 2009 o Brasil possuía 64,8 milhões de internautas, segundo Ibope Nielsen Online. Nas áreas urbanas a população conectada à internet chegava a 44%.
Outro detalhe importante é o aumento da classe C na internet, segundo os dados da TGI Brasil, no final de 2008 a penetração da classe C na Internet chegava a incríveis 39%. Sendo os outros 61% divididos entre as classes A, B e também a D com acessos mais esporádicos em Lan Houses, escolas e também no trabalho.
A classe C já mostrava grande participação no mercado de bens-consumo, impulsionado pela oferta de emprego, melhoria no crédito e dos planos do Governo que favorecerem as classes C e D. Agora já mostram também sua grande participação na Web. Cabe aos profissionais de Marketing antenados pensarem em novas estratégias para abordar seu público, já que sua grande maioria acessa a Internet para freqüentar redes sociais, YouTube, comunicadores instantâneos como MSN e troca de e-mails.
Para fechar, é fato que a Internet brasileira cresceu, as pessoas passam menos tempo na TV, menos tempo no rádio, menos tempo na rua. O impacto de uma campanha publicitária na Internet é muito mais direta do que em outros meios. Não sou contra nenhum veículo, sou a favor da união das mídias e de um trabalho em conjunto. Mas que a Internet firmou seu potencial em publicidade, isso fez e muito bem feito.
Ricardo Martins - http://www.marketiando.com.br/internet/crescimento-da-internet-brasileira
2 comentários:
A merit casino? | YN Design - XN Design
Is this the ultimate casino game to enjoy? Check out our 메리트 카지노 쿠폰 casino site and learn about the best features in the app.