Internet e MD: enfim, juntos ou quase




A integração do marketing direto com o marketing interativo é uma das coisas mais óbvias que já se viu. Os pontos de convergência das duas disciplinas são inúmeros e qualquer análise superficial mostra claramente os benefícios que uma empresa pode ter ao implantar soluções de comunicação one-to-one integrando ferramentas on e off-line.
O fato é que a internet veio complementar o marketing direto, trazendo os elementos que faltavam para que a comunicação one-to-one se fortalecesse no mercado brasileiro e se tornasse altamente atrativa. A seguir, você vai encontrar dez pontos que demonstram claramente o potencial de integração das duas disciplinas.

1. Essência interativa — A internet é ao mesmo tempo um meio de comunicação e um canal de vendas. É o único ambiente onde o consumidor pode ser envolvido pelo conteúdo, receber o impacto de uma mensagem publicitária e efetuar a compra de um produto. É o sonho de todo profissional de marketing direto.

2. Métricas — Na internet, tudo pode ser testado antes da implementação. E o melhor: com mais rapidez e com custos e riscos infinitamente menores do que em qualquer outro canal ou disciplina. Fora isso, do clique à satisfação do cliente, tudo o que acontece na internet pode ser medido. Ou seja, 100% de todas as atividades on-line de uma marca podem ser avaliados com base em métricas confiáveis e relativamente simples.

3. Flexibilidade — Obviamente, a partir da disponibilidade em real time dos números, as possibilidades de mudanças, correções ou incrementos de uma ação de comunicação ganham um dinamismo muito maior. Os números que aparecem na tela do computador formam um desenho fiel e imediato das respostas dos consumidores. A performance passa a depender mais da ação do que da informação.

4. Custos — Uma vez amortizados os investimentos em infra-estrutura, o custo por contato entre a marca e o cliente tende a ser zero. Portanto, a performance financeira de ações de aquisição, retenção e fidelização está em constante evolução.

5. Conhecimento sobre o consumidor — Na web, o processo de captura de informações e enriquecimento da base de dados é constante. Cada vez que o consumidor visita um site e utiliza um determinado serviço on-line, deixa suas pegadas, que podem ser transformadas em preciosas informações de marketing.

6. Simplificação dos processos — Na internet, a taxa de resposta e a participação do consumidor são normalmente potencializadas em função da facilidade: o cliente não precisa sair de casa para postar um e-mail e o preenchimento de questionários pode ser substituído por diversos outros mecanismos.

7. Performance — A web oferece uma grande quantidade de pontos de contato entre a marca e o consumidor: site, site de parceiros, hot site, banners, e-mail, celular, quiosques interativos, desktop, games etc. Essa diversidade não só aumenta a possibilidade de sucesso de uma campanha como amplia as alternativas para uma marca fugir da saturação e lutar pela atenção de seus consumidores.

8. Segmentação — A internet é a primeira mídia eletrônica com real potencial de segmentação: “mostre este banner apenas para homens de Porto Alegre, com mais de 30 anos e que pretendam alugar um imóvel nos próximos dois meses”. Finalmente, podemos ver a materialização da promessa de personalização das mensagens: em banners, em sites, em e-mails etc.

9. Poder de convergência — Só a internet pode ser integrada em real time com outros canais, como o telefone. Mas isso é apenas um exemplo. A grande notícia é que em pouquíssimo tempo veremos a web como catalizadora na convergência das mídias. A TV interativa está a um passo de se tornar realidade.

10. Um novo estímulo no mercado — A internet fez surgir uma nova categoria de anunciantes que precisam de soluções one-to-one da mesma forma que nós necessitamos do ar para respirar: as empresas ponto com. Além disso, o meio interativo obrigou grandes empresas a mudar o seu mindset, que era 100% voltado para mídia de massa.
Apesar da obviedade por trás dessas idéias, ainda é raro encontrar agências brasileiras que, de fato, estejam estruturadas e preparadas para oferecer soluções one-to-one integrando a internet com outros canais. As iniciativas são muitas. Mas, na maioria dos casos, a falta de especialidade acaba sendo a realidade dos modelos.
É simples entender o que acontece. A internet provocou um fenômeno curioso: de uma hora para a outra, dezenas de anunciantes e publicitários habituados à mídia de massa se viram envolvidos em programas de comunicação dirigida. Tudo por causa da web. Com a necessidade de conhecer e explorar a mídia interativa, a maioria dessas pessoas começou a fazer marketing direto sem perceber.
Com algumas exceções, foi a partir desses núcleos que a internet se desenvolveu na propaganda brasileira. Isso explica o espanto e a indignação de alguns quando se fala em integração de marketing direto com marketing interativo. Isso também explica, em muitos casos, a falta de especialização. No fundo, é apenas uma questão de berço.de berço.

Crescimento da Internet Brasileira



Ontem num bate papo sobre Internet com alguns amigos tocamos em alguns assuntos sobre usabilidade, otimização, SEO, SEM, estratégias na internet e então falamos o sobre o crescimento da Internet brasileira e o tempo de uso do internauta brasileiro. Pensei então em números e decidi fazer a minha busca, vamos aos resultados de 2009, já que 2010 ainda é cedo.

Em Janeiro de 2009 o tempo de uso, segundo Ibope/NetRatings estava em 24h49min de navegação semanais, o número de usuários domésticos estava em 24,4 milhões, este número ainda é 16% maior que em Janeiro de 2008.

Este resultado já era suficiente para manter o Brasil na liderança entre os países que mais navegam online. O Reino Unido aparecia em segundo, com 24h37min, seguido pela França, com 24h35min.

Já em Junho do mesmo ano, o aumento passou de 24h49min semanais para incríveis 44h59min semanais. Um aumento incrível em apenas 5 meses. A quantidade de usuários que navegam em casa ou no trabalho somou 44,5 milhões, infelizmente não achei o dado individual. Mas sabemos que muitas pessoas ficam a maior parte do tempo na Internet quando estão no trabalho, e aproveitam este momento para tratar de assuntos pessoais, já que ao chegar em casa o usuário precisa dividir a sua atenção com outros atividades. Eu mesmo escrevo este artigo do trabalho e talvez você esteja o lendo também do trabalho.

Com estes novos números, o Brasil continuou e ainda continua na liderança no quesito tempo de acesso a Internet.

Em Julho de 2009 o Brasil possuía 64,8 milhões de internautas, segundo Ibope Nielsen Online. Nas áreas urbanas a população conectada à internet chegava a 44%.

Outro detalhe importante é o aumento da classe C na internet, segundo os dados da TGI Brasil, no final de 2008 a penetração da classe C na Internet chegava a incríveis 39%. Sendo os outros 61% divididos entre as classes A, B e também a D com acessos mais esporádicos em Lan Houses, escolas e também no trabalho.

A classe C já mostrava grande participação no mercado de bens-consumo, impulsionado pela oferta de emprego, melhoria no crédito e dos planos do Governo que favorecerem as classes C e D. Agora já mostram também sua grande participação na Web. Cabe aos profissionais de Marketing antenados pensarem em novas estratégias para abordar seu público, já que sua grande maioria acessa a Internet para freqüentar redes sociais, YouTube, comunicadores instantâneos como MSN e troca de e-mails.

Para fechar, é fato que a Internet brasileira cresceu, as pessoas passam menos tempo na TV, menos tempo no rádio, menos tempo na rua. O impacto de uma campanha publicitária na Internet é muito mais direta do que em outros meios. Não sou contra nenhum veículo, sou a favor da união das mídias e de um trabalho em conjunto. Mas que a Internet firmou seu potencial em publicidade, isso fez e muito bem feito.

Ricardo Martins - http://www.marketiando.com.br/internet/crescimento-da-internet-brasileira

Afinal, o que é WEB Marketing?

WEB Marketing ou Marketing Digital é uma das expressões mais utilizadas nos últimos anos e ganha muita força em 2005. Mas o que é WEB Marketing?
Antes de buscarmos a definição exata do que é WEB Marketing, precisamos primeiro entender a Evolução da Comunicação no mundo.





Todos concordam ???

Se perguntarmos para um profissional de comunicação da velha guarda ele irá citar aqueles aparelhos tradicionais como telex, fax, carta de apresentação. Talvez claro, alguns também citem celular e e-mail.

Agora perguntem para os “novos” profissionais. Surgirão nomes como Skype, Messenger, Orkut, Celular multimídia, SMS marketing, e-mail marketing, etc….

Se você prestar atenção irá perceber que a maioria dos meios de comunicação citados como atuais estão vinculados à Internet. Verá que a comunicação deixou de ser através de um contato físico para ser por meio de presença virtual.

As empresas que desenvolveram seu WEB Marketing de forma eficiente aliaram a esta possibilidade de presença em TODOS os locais que a ela possa interessar, Mobilidade e Interatividade. Estas duas palavras expressam a principal finalidade de uma empresa para obter sucesso através do WEB Marketing.

Mas, afinal, o que é WEB Marketing ou Marketing Digital ???
WEB Marketing são todas as ações feitas através da Internet que visam:

… ampliar os negócios das empresa (obtendo mais informações dos clientes atuais e obtendo novos clientes)
… desenvolver campanhas de relacionamento digital com seu público-alvo
… fortalecer sua marca no mercado.

Enfim, gerar negócios… on-line ou off-line

Como exemplo de vantagens do WEB Marketing em relação ao tradicional podemos citar:

- alcance;
- agilidade;
- custo;
- interatividade.

Mas para uma empresa obter sucesso na sua Estratégia de WEB Marketing é preciso planejar de forma eficiente suas ações. Consideramos quatro ações básicas para que esta Estratégia alcance o resultado desejado:

1º) posicionar o site de forma eficiente nos mecanismos de busca
2º) oferecer conteúdo qualificado (referencial e atualizado)
3º) segmentar seu público-alvo pelo perfil de comportamento e/ou áreas de interesse
4º) desenvolver uma freqüência ativa no relacionamento digital com o Mercado

Abaixo segue as quatro etapas macro para o desenvolvimento de um Plano de Marketing e Comunicação Digital:



Aliado a possibilidade de medir TODOS os resultados de qualquer ação de WEB Marketing, temos aqui a verdadeira Evolução na forma de Comunicação das empresas.

O resultado prático destas ações de WEB Marketing será um site com excelente audiência de um público segmentado e qualificado e feliz pelas informações que a sua empresa oferece. Se todos estas ações forem implementadas de forma efetiva, você terá não só clientes, mas clientes satisfeitos.

Mas… CUIDADO!!!!!

WEB Marketing são ações feitas EXCLUSIVAMENTE através da Internet.

E se você olhar para a WEB verá que poucas, muito poucas empresas utilizam o WEB Marketing para atingirem o sucesso no mundo virtual.

A grande maioria investe fora da WEB para atrair potenciais clientes. Para nós um grande erro e um ENORME desperdício de oportunidades como colocamos acima.

Se todo mundo sabe que na Internet o investimento é muito mas muito menor e todas as ações podem ser mensuradas, porque não explorarem esta possibilidade ??

A resposta, se me permitem a ousadia, está clara como a água que bebemos todos os dias.

A Internet é uma criança de apenas 10 anos de idade no Brasil. E os profissionais que comandam as empresas, as agências de publicidade, os veículos de comunicação ainda estão atrelados aos antigos meios de comunicação. Tiveram sua formação profissional ANTES da Internet.

Não se reciclaram, não evoluíram digitalmente. Muitos mal sabem enviar e-mails.

Que dirá fazer e-mail marketing, criar campanhas digitais de Relacionamento…

E ai perdem oportunidades….vêem empresas de sucesso surgidas do nada….vêem profissionais conquistando espaço no mundo dos negócios. Qual a diferença ???

Alguns conseguiram entender como funciona o WEB Marketing e estão aproveitando o máximo esta nova forma de comunicação…

E outras empresas continuam atreladas ao fax, ao telefone….as visitas comerciais….

Pense no WEB Marketing como uma Evolução na forma de comunicação da sua empresa e o sucesso poderá ser alcançado.

* Paulo Roberto Kendzerski, Diretor de Marketing da WBI Brasil, agência de Marketing e Comunicação Digital e autor do livro “Marketing e Comunicação Digital”.


Trabalhar Marketing Digital pode ser o diferencial que sua empresa estava precisando para se destacar no meio em que atua. E por Marketing Digital, falamos de ações de marketing voltadas para a internet. Cada vez mais o meio digital está se consolidando como uma saída criativa, rápida e com retorno garantido.

Hoje em dia é muito comum que as pessoas entrem em um site de busca ou naveguem pela internet para procurar um restaurante do bairro, comprar, reclamar ou se distrair. Será que seus potenciais clientes encontram seu site com facilidade?